quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Como Estudar a Bíblia?

"Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo. "
Salmos 119.97

O estudo da palavra é imprescindível a vida cristã.

Introdução

Toda a base daquilo que somos, cremos e fazemos advém dos ensinamentos e ordenanças nela contida.
Nosso modo de viver, pensar e agir, não tem sentido se não estiverem em acordo com a Bíblia.
Somos todos de fato imitadores, como Paulo foi de Cristo. pois se morremos com Cristo, também somos ressuscitados com Ele. E já não vivemos mais, quem vive em nós é Cristo. Portanto deveríamos logo ter em nós a mente de Cristo.

Estudar a Bíblia faz parte inseparável e insubstituível da vida cristã tal qual a descrevemos acima. Entretanto é preciso considerar alguns pontos sobre o estudo da Bíblia Sagrada.


  1. A Bíblia não é um livro, mas uma coleção de livros menores (em volume), ao todo 66 livros compõe o cânon bíblico.
  2. Esses livros estão divido em 2 grupos testamentários: Antigo Testamento e Novo Testamento; e subdivido em grupos temáticos: Lei; História; Poesias; Profecias; Biografia e Epístolas.
Isso por si só já nos dá uma dimensão da abrangência, do alcance, dos ensinos e mandamentos contidos na Bíblia Sagrada. Ela cobra todos aspectos da vida do ser humano, oferecendo inclusive as respostas as maiores questões propostas pelo homem: "De onde viemos?"; "Porque estamos aqui?"; Para onde vamos?" e a questão mais fundamental do nosso século XXI "Deus existe?". As respostas estão todas lá esperando que nós as encontremos.

Então diante de uma obra tão magnifica e poderosa, como podemos obter o conhecimento nela contido? 

Como Estudar a Bíblia?

Claramente todo estudo a ser empreendido deve seguir uma ordem sistemática que a partir de questões basicas possibilite construção de novos conhecimentos e a formulação de questões maiores e mais profundas.

No caso do estudo da bíblia a mesma lógica pode ser aplicada, desde que tenhamos clara a indissolúvel correlação entre cada tema, e ainda mais firme a impossibilidade de elegermos esse ou aquele ensinamento em detrimento de outro, pois "toda a Escritura é divinamente inspirada" 2 Timoteo 3.16

Cinco atitudes que devemos empreender para estudar a palavra.

  1. Fé.
    É precisa crer, acreditar que a Bíblia é Palavra de Deus. Acreditar que as coisas que ela relata aconteceram. As coisas que nela se ensinam são a verdade. E que as coisas que nela se profetizaram vão acontecer. Ler a Bíblia sem acreditar nela, ainda lhe trará alguns benefícios. Mas ler a Bíblia crendo naquilo que ela diz, produzirá milagres e maravilhas, como também a salvação e a vida eterna.

  2. Determinação.
    Esteja comprometido a ler a Bíblia, não importa o metodo ou planejamento. Escolha um livro especifico, comece e termine a leitura completa desse livro. Utilize recursos didaticos que ajudem a esclarecer o conteudo do livro, como dicionários, estudos biblicos preparados, video aulas, pregações sobre o mesmo. 
    Outra maneira pela qual a determinação se faz pelo estudo coletivo, nas EBD's, estudos familiares, e principalmente nos cultos de Doutrina/Estudo de sua igreja. Participar destes circulos de estudos amplia a visão além de possibilitar o "partir do pão". Possibilitar que outros irmãos compartilhem com você o que aprenderam e também suas experiencias de fé e prática da palavra.

  3. Pratique.
    O grande segredo do evangelho é a pratica. O cristianismo não é um movimento que se pode absorver apenas intelectualmente. Isto é por meio do estudo e da leitura. O Cristianismo exige uma execução prática, de sua filosofia, seus ensinos. Assim a maneira pela qual o estudo da Bíblia deve ser empreendido é praticando dia a dia, aquilo que se tem estudado.
    Se você aprender 1 versículo e coloca-lo em prática isso lhe produzirá resultados da parte de Deus. Mas por outro lado se aprendermos, todos os versículos da Bíblia, cerca de 31.173 versiculos (esse número pode variar se comparados por exemplos versões católicas, e/ou extrangeiras; dependendo também da versão de tradução e editora), mas não colocarmos nenhum em prática que valor isso trará? 
    Leia e pratique. Salmos 119.9

  4. Busque Deus nas Escrituras.
    "De todo o meu coração  te busquei;" Salmos 119.10a
    Muitas pessoas estudam a Bíblia em busca de cura, alivio, proteção, conselhos. E de fato ela tem tudo isso. Mas insisto que o principal motivo pelo qual devemos estudar a Bíblia é para conhecer o seu autor (Deus). Estude a Bíblia buscando de todo o seu coração ao Senhor. Ele se mostrará a você em sua Palavra. E mais além Ele lhe revelará quem você é por meio de suas Escrituras. Buscar a Deus com sinceridade frequentemente revela mais de nós mesmos do que, mais d'Ele.

  5. Dependa do Espírito Santo.
    "Não me deixes desviar dos teus mandamentos." Salmos 119.10b
    m dos grandes problemas da atualidade é a interpretação errônea da bíblia, e falsos ensinos, promulgados por falsos mestres e falsos profetas. 
    A que se dizer também, que se o Espirito Santo não estiver presente em sua vida e em seu estudo, como um parceiro e mentor de seu estudo bíblico, o estudo pode se tornar pesado, confuso e impraticável ao longo do tempo.
    De fato ouso dizer que sem a ajuda do Espirito Santo ninguém seria capaz que cumprir ou seguir a Palavra de Deus, Não que esta seja difícil ou complexa demais. Mas sim por causa da nossa natureza corrompida pelo pecado, contra qual lutamos diariamente.

Conclusão

O Salmo 119 como um todo nos revela quão sublime é a palavra de Deus, e o quanto necessitamos dela, para viver e nos relacionar com nosso próximo, conosco mesmos e com Deus nosso criador. O salmista discorre sobre a importância de estudar e examinar os mandamentos (Palavra), de como devemos colocar nossos caminhos (nosso projeto de vida) em acordo com essa Palavra. Ele também nos revela sua principal preocupação: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119.11 Evitar o pecado. Esse é um objetivo firmado por ele, e deve ser nosso também, afinal: "O salário do pecado é a morte..." Romanos 6.23 Tomemos por exemplo as palavras do salmsta, e procedamos segundo elas. O estudo da Bíblia a partir do preceitos citados acima, tenho convicção plena, trarão sobre você não apenas o conhecimento academico da palavra, mas a experiencias preciosas com um Deus.

Então bom estudo!