segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O que é a EBD?

A EBD - Escola Bíblica Dominical está inserida num amplo contexto educacional denominado Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do carácter cristão. O motivo pelo qual a tanta confusão e ignorância quanto a igreja, Deus e religião, é justamente a falta de conhecimento. “O meu povo perece por falta de conhecimento.”, a EBD é indispensável para formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos comprometidos com Deus e sua palavra. Pessoas livres de verdade.

Algo intransferível!

A educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais, com o apoio e assistência da igreja.


Educação Cristã na sociedade

Se quisermos uma sociedade melhor, mais justa e solidária, precisamos, como Igreja do Senhor, valorizar o ensino da Palavra de Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã, pois o seu principal objetivo é levar o crente a conhecer mais a Deus “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6.3), contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a sociedade. Nesse processo, a participação da liderança é decisiva. Aliás, ensinar é um dos deveres do pastor “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar” (1 Tm 3.2) “E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” (2 Tm 2.24).

Os objetivos da Educação Cristã na Igreja

Nesta vida, qualquer empreendimento sem objetivos definidos a atingir, virá ia enfrentar desânimo, encalhe, recuo, estagnação, paralisação e por fim, fracasso. Na obra de Deus, objetivo é a meta planejada traçada e definida que se pretende alcançar pela fé em Deus, pela oração perseverante, e por uma ação coordenada e posta em pratica pelos obreiros responsáveis. São três os objetivos “gerais da educação” cristã na Escola Dominical:

- Objetivos bíblicos permanentes
- Objetivos da lição bíblica semanal
- Objetivos permanentes do professor da classe

1. Objetivos bíblicos permanentes

a) Conhecimento da Bíblia como a Palavra de Deus
 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo 8.32; ( SI 119.105 ; 2 Pe 3. 18; 1.19 )

b) Salvação do aluno
 “Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebi com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma” (Tg 1.21; 1 Pe 1.23; Sl 51.13; 2 Tm 2.15 as Sagradas Escrituras que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há Cristo Jesus”,)

c) Crescimento espiritual do aluno

d) Mt 28.19. Crescimento pelo discipulado cristão
“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele” 

1 Pe 2.2,5 “vades crescendo”; “sois edificados”
“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascido, o leite racional, não falsificado, para que, por ele,vades crescendo,” “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo."

Ef 4.15.16 - Crescendo em tudo
“Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem qual ninguém verá o Senhor." (Hb 12.14)

1 Sm 2.26 - Crescendo também socialmente
“E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também os homens”

e) Vida consagrada

(Mc 12.30; 1 Ts 5.23,24; Rm 12.1,2; Mt 16.24)  Lc 5.11,28 “deixaram tudo e o seguiram”.

Preparação do crente para o serviço do Senhor 2 Tm 2.15; 3.16,17; 1 Tm 3.8 “não neófito”. O preparo dos obreiros do A.T. (levitas, sacerdotes, profetas etc; bem como o preparo dos discípulos e apóstolos de Jesus, no A.T.)

Renovação espiritual constante (2 Co 4.1’6; Ef 5.18; Tt 3.5; SI 92.10; 103.5; 119.25.) 2 Tm 1.6 “ que despertes” (gr)

2. Objetivos da lição bíblica semanal

• Esses objetivos da lição bíblica semanal visam o aluno da ED 

Em cada lição semanal da revista da ED, esses objetivos são propostos com destaque ao aluno.

3. Objetivos permanentes do professor da classe

São objetivos permanentes do professor para com seus alunos.

Esses objetivos são:

1) Que os alunos pela ação do Espírito Santo, aprendam intelectivamente a lição bíblica ensinada na classe.

Este objetivo visa o poder intelectivo do aluno; a sua cognição.

2) Que os alunos Sintam da parte de Deus, algo em suas almas, quanto ao que aprenderam da lição e que tomem atitudes pondo em prática os ensinos da lição.

Este objetivo visa o poder afetivo do aluno; sua afetividade.

3) Que os alunos pratiquem, pelo poder de Deus, o que aprenderam da lição bíblica semanal.

Este objetivo visa o poder volitivo do aluno; a sua vontade. Visa a mudança de conduta do aluno para melhor, segundo a Palavra de Deus.

Conclusão

A EBD é mais que um trabalho ou atividade da igreja, ela é parte vital da vida cristã, indispensável ao crescimento e amadurecimento na fé viva e eficaz na palavra de Deus.
Por isso convidamos a todos a participar da EBD em sua igreja. Não perca mais tempo, zele hoje mesmo pelo seu crescimento e saúde espiritual. Deus te abençoe!




*O artigo acima foi elaborado com base nas seguintes documentações (Manual da Escola Dominical; Revista Ensinador Cristão; Currículo da Escola Dominical).